Siga o @canaltech no instagram

Anatel bloqueou mais de 150 mil celulares piratas em 2018

Por Natalie Rosa | 09 de Janeiro de 2019 às 12h50
Tudo sobre

Anatel

Saiba tudo sobre Anatel

Ver mais

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), anunciou na última terça-feira (8) que 154.689 celulares piratas já foram bloqueados no Brasil, tudo isso somente no ano passado.

Usuários destes aparelhos começaram a receber avisos em fevereiro, e os seguintes 10 estados passaram a receber o bloqueio em dezembro: Acre, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

No início desta semana, usuários do restante dos estados brasileiros receberam notificações da agência informando que os próximos bloqueios ocorrerão a partir do dia 24 de março, 75 dias após o envio da primeira mensagem. Até o momento, segundo a Anatel, 269.834 aparelhos piratas já foram notificados.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Para descobrir se um celular é pirata, com "pirata" valendo para aqueles que não são certificados pela Anatel ou que possuem o número do IMEI adulterado, clonado ou fraudado, basta discar o número *#06# e comparar se os 15 algarismos que aparecem são os mesmos pressentes na etiqueta do aparelho.

A Anatel recomenda que, caso um aparelho seja identificado como pirata, os usuários busquem pela empresa ou pessoa que o vendeu para buscar seus direitos de consumidor.

Fonte: G1

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.